Português English Français
 

SOBRE A “HISTÓRIA” DA CONDURIL

Da revisão do plano estratégico da Conduril em 2017 resultou o documento “Conduril - Engenharia, S.A. – Estratégia Global” cujo preâmbulo reúne alguns factos e dados históricos que espelham a cultura da nossa organização e consubstanciam a nossa identidade. Eis, no seu essencial, o supramencionado preâmbulo:

1. Pretendendo reunir num único volume o que é estritamente vantajoso e vital para a perenidade da Conduril, decidimos actualizar, com algum desenvolvimento, o nosso “plano estratégico global” de tal modo que possa constituir uma ancora firme e uma orientação segura não só para as nossas decisões do dia a dia, como também para as nossas decisões  futuras; e ainda dar maior consistência ao todo, garantindo que o conjunto das medidas preconizadas se movam todas numa direcção comum capaz de alcançar os objectivos desejados... E SOBRETUDO ALICERCE A SUA PERENIDADE. Como o caminho se faz andando, vamos aqui, antes de mais, registar algumas notas “do histórico da Conduril – Engenharia, S.A.“.

2. Fundada em 1959, a então “Conduril – Construtora Duriense; Lda”, dedicava-se a pequenos trabalhos de estradas, e, em 2 de Janeiro de 1970 é adquirida pelos actuais accionistas de referência com o objectivo de disporem de imediato dos alvarás de que era detentora; em 1976 transforma-se em S.A.R.L. e, em 31 de Janeiro de 2011 actualiza a sua designação social para Conduril Engenharia SA de modo a melhorar a percepção da dignidade do seu desempenho e operacionalidade actuais.

3. Desde o primeiro dia (2 de Janeiro de 1970) que, com a “missão” em mente, a nossa preocupação foi fomentar na Conduril a nossa cultura e os nossos valores actuais, imprimindo-lhe simultaneamente um desenvolvimento técnico que nos permitisse obter os alvarás máximos em todas as categorias, habilitando-nos assim a poder concorrer a qualquer obra de Engenharia Civil, em conformidade com a nossa “visão” para a empresa.

Gradualmente fomo-nos impondo no mercado, e em 1993, a Conduril foi considerada a 9ª Melhor Empresa Portuguesa entre as empresas de todos os sectores (excluindo bancos e seguros) no “Troféu melhor empresa”, do Diário de Noticias”.
Desde então, até hoje, fomos publicamente comtemplados com as seguintes distinções:

Ano

Identificação do Prémio/Distinção

Posição

Entidade

1993

Troféu de Melhor Empresa

9º Lugar

Diário de Noticias

1995

20 Melhores Empresas de Obras Públicas

2º Lugar

Revista Exame

1996

20 Melhores Empresas de Obras Públicas

2º Lugar

Revista Exame

2008

500 Maiores & Melhores

1º Lugar Sector da Construção

Revista Exame

2009

500 Maiores & Melhores

Empresa do Ano+1º Lugar Sector da Construção

Revista Exame

2010

Melhores Empresas para Trabalhar

4º Lugar-Grandes Empresaa+1º Lugar Sector da Construção

Revista Exame

2010

500 Maiores & Melhores

1º Lugar Sector da Construção

Revista Exame

2011

500 Maiores & Melhores

2º Lugar Sector da Construção

Revista Exame

2011

Excelência no Trabalho

8º Lugar – Grandes Empresas

Diário Económico

2011

Melhores Empresas para Trabalhar

30º Lugar

Revista Exame

2011

Menção Honrosa: Mérito na Gestão da Segurança e na construção de subest. MAT

 

REN

2012

Mérito na Gestão da Segurança e na construção de subestações MAT

Menção Honrosa

REN

2013

Prémio Exportação 2013

1º Lugar – Grande Empresa Serviços

BES+Jornal Negócios

2013

Melhores Empresas para Trabalhar

Uma das melhores

Revista Exame

2013

Prémio Excelência no Trabalho

6º Lugar – Grandes Empresas

Diário Económico

2013

500 Maiores & Melhores

3º Lugar-Sector da Construção

Revista Exame

2014

Melhores Empresas para Trabalhar

Uma das melhores

Revista Exame

2014

500 Maiores & Melhores

1º Lugar Sector da Construção

Revista Exame

2014

Maiores Exportadoras

5º Lugar Sector da Construção+27º Lugar Exportadoras Nacionais

Diário Económico

2014

1000 Maiores Empresas

7º Lugar Sector da Construção

Expresso

2015

Empresa Feliz

2º Lugar

Happiness Works+Horton Int.

2015

500 Maiores & Melhores

1º Lugar Sector da Construção

Revista Exame

2016

500 Maiores & Melhores

4º Lugar Sector da Construção

Revista Exame

2017

Engineer´s Society of Western Pennsylvania

International Bridge Conference

4. No domínio da nossa responsabilidade social, a Conduril, dando maior expressão à sua “Missão” nesta área, orgulha-se, entre outras práticas, muito particularmente em ter constituído em 1989 o fundo de pensões para os seus colaboradores, totalmente financiado pela empresa, isto é, sem que os trabalhadores contribuam com qualquer desconto; e ainda de ter criado a Conduril Academy em Angola e Moçambique, que funciona com o mesmo pressuposto, tendo como objectivos: ministrar a formação técnica; difundir os nossos valores e princípios e eliminar o analfabetismo entre os nossos colaboradores Angolanos e Moçambicanos.

5. No período compreendido entre 1970-1990 a Conduril actuou só em Portugal, mas a partir de 1990 estendemos a nossa actividade a Angola, Moçambique, Marrocos, Botswana, Senegal, Cabo Verde, Malawi, Zâmbia e Gabão, o que nos conduziu a uma restruturação orgânica que passou a considerar a África Austral como um todo, em termos da gestão, com centralidade em Luanda (embora supervisionado por Portugal), e a centralidade Portugal que abrange todos os outros mercados do mundo, que, dentro dos nossos critérios, se apresentem atrativos.

Neste contexto emergiu com muita força a necessidade de centralizar toda a contabilidade em Portugal, bem como um controle mais fino de tudo, através da Unidade de Controle criada para o efeito, ganhando particular relevância o controle diário de tesouraria e de caixa, o controle semanal operacional e o controle financeiro.

6. As decisões que se podem considerar estratégicas na empresa, bem como a sua operacionalidade, controle e comportamento ético / cultural, sempre foram, marcadamente, objecto das nossas preocupações diárias, mas só em 1989 é que, pela primeira vez, passamos a escrito, estruturalmente, uma síntese do que pode ser considerado o fruto desse trabalho desenvolvido ao longo do tempo, num pequeno opúsculo intitulado “Fragmentos da Cultura Informal (Princípios)”, e que, aliás, se tornou no elemento seminal de todos os opúsculos que constituem hoje “o essencial do governo da Conduril”. Naturalmente que esse conjunto de documentos que hoje orientam as nossas decisões, têm muita influencia dos estudos que levamos a cabo sobre estratégia assessorados por profissionais em teoria de gestão e estratégia (DPI).
Constituem “O essencial do governo da Conduril” os seguintes opúsculos:

■Fragmentos de cultura informal

1989

■Análise de Decisões

2004

■Livro de Estilo do Conselho de Administração

2006

■Normas de Execução Permanente (NEP)

2007

■Modelo e Normas do Governo da Conduril

2008

■O que ser daqui a 5 anos

2011

■Partes Diárias na Conduril

2013

■Regulamento Interno da Conduril

2014

■Código da Conduta da Conduril

2014

■Livro de Estilo do C.A. da Conduril

2014

■Sobre a Estratégia da Conduril para 2015 – 2017

2015

■O que funciona (ou não) na Conduril.           
E em 2059, como será?

2015

 

 

Este conjunto de documentos que aqui damos por reproduzidos, traduz o caminho percorrido no domínio da gestão da Conduril que nos levou à reflexão síntese que agora desenvolvemos com as actualizações que se exigem, face às alterações de toda a ordem que decorrem da vida económica, social, empresarial, etc,. Como tal exigem ser periodicamente visitados e estudados pelos gestores afim de os terem sempre presentes na sua actividade diária.

7.  A atenção que é dada à estrutura organizacional e às características das chefias de topo numa empresa como a Conduril nunca é demais, na justa medida em que os maiores fracassos tem origem em características das pessoas inapropriadas às circunstâncias: essa é uma das vulnerabilidades mais frequentes. Nestas circunstâncias impõem-se estabelecer como corolário desta revisão estratégica, uma nova estrutura organizacional que comporte a realidade actual.

No trabalho que passamos a apresentar, o qual constitui uma revisão (actualização) na continuidade de toda a governação da Conduril até este momento, temos sempre em atenção, além do respeito pelas metodologias já clássicas para estes assuntos, factores para nós da maior importância, diríamos mesmo determinantes:

  • as especificidades muito particulares das empresas de obras públicas como a nossa, face às outras empresas;
  • o facto de não estarmos a conceber uma estratégia para uma empresa que começa agora, mas sim a avaliar, corrigindo se necessário, a estratégia de uma empresa com dezenas de anos de actividade ganhadora (nos seus 46 anos de actividade apresentou sempre resultados líquidos positivos e só 2 anos não distribui dividendos);
  • tudo o que a prática de dezenas de anos de actividade nos revelou ser o mais acertado para a Conduril, tendo em vista a sua perenidade.

Assim,

  • os princípios e os valores são sagrados para nós;
  • valorizamos mais a rentabilidade do que o crescimento;
  • prestigiamos e cultivamos a postura de low profile;
  • entendemos que, para nós o marketing se faz de uma única maneira :
                  cumprindo com os prazos;
                  cumprindo os cadernos de encargos e qualidade das obras;
                  respeitando os nossos valores e princípios;
                  actuando com ética;
                  exigindo pontualidade;

Em resumo: actuando escrupulosamente só dentro da nossa cultura.

Objectivos

A CONDURIL desenvolve toda a sua actividade no domínio da Engenharia Civil e Obras Públicas tendo em conta
os seguintes Objectivos:

  • Ser uma importante empresa em termos técnicos e económicos;
  • Ser em termos do número total de colaboradores, uma média empresa, flexível, com pessoal qualificado e grande capacidade técnica.

Missão

A nossa Missão é criar valor para os accionistas e assegurar estabilidade e satisfação aos nossos colaboradores.

Valores

Acreditamos que só podemos criar valor e riqueza, isto é, vencer, da forma certa ou seja: com franqueza, confiança e responsabilização alicerçada numa cultura de Integridade que significa: Honestidade, Transparência, Justiça e uma rigorosa adesão às regras e aos regulamentos. São estes os nossos Valores.

Conheça as obras já realizadas pela CONDURIL

Conheça os dados financeiros da CONDURIL Descubra o nosso
Laboratório Central Acreditado
Confira as distinções
atribuídas à CONDURIL
Saiba de que forma a CONDURIL aposta na Qualidade e Segurança