Política Responsabilidade Social Corporativa
A missão da CONDURIL é a criação duradoura de riqueza para os seus acionistas e a sustentabilidade das melhores condições de trabalho para os nossos colaboradores - e a sua satisfação como primeiro vetor da nossa responsabilidade social.
Acreditamos que só podemos criar valor e riqueza, da forma certa ou seja: com franqueza, confiança e responsabilização alicerçada numa cultura de integridade que significa: Honestidade, Transparência, Justiça e uma rigorosa adesão às regras e aos regulamentos; são estes os nossos valores e os fundamentos de todos os nossos princípios.
A presente Política de Responsabilidade Social Corporativa visa estabelecer os princípios de atuação da CONDURIL, de forma a assegurar um comportamento responsável no desenvolvimento das suas atividades perante todas as partes interessadas.
Fundo de Pensões Conduril
Em 1989 foi criado o Fundo de Pensões Conduril, em Portugal, totalmente financiado pela empresa, que, para quem se reforme obedecendo ao que os estatutos exigem, dá ao colaborador um acréscimo no seu valor de reforma de até 22,5% do último salário auferido. Atualmente usufruem deste fundo 127 antigos colaboradores.
BOLSAS CONDURIL
Engenheiro Amorim Martins
Para apoio a despesas de educação de estudantes de Engenharia na FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
“Ninguém com vontade de aprender, para além dos seus conhecimentos, é desencorajado. Pelo contrário: toda a manifestação individual de vontade de se valorizar com novos conhecimentos, é imediatamente apoiada. Mais: dentro do campo de actuação de cada um exige-se que saiba, estude e aprenda, tudo com que trabalha para lá de o executar bem.”
O Engenheiro Amorim Martins dedicou mais de 50 anos do seu trabalho e da sua vida à CONDURIL e à Engenharia. Desde 1970 que a sua liderança visionária, pensamento inovador e espírito criativo, aliados à capacidade de eleger oportunidades e percecionar o futuro, permitiram o sucesso da CONDURIL em conjunto com os seus colaboradores, deixando a sua marca na forma de liderar assente na responsabilidade social.
Conscientes do papel determinante das universidades na preparação de recursos humanos de excelência, competentes nas diversas áreas que constituem o tecido económico e social, capazes de enfrentar os crescentes desafios da competitividade à escala mundial, bem como da dificuldade em acomodar no orçamento familiar as despesas com educação que frequentam o Ensino Superior, designadamente dos que se encontram na condição de deslocados, a CONDURIL-Engenharia, S.A. decidiu atribuir bolsas a estudantes da FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
A criação das “Bolsas CONDURIL – Engenheiro Amorim Martins” resulta de um protocolo entre a CONDURIL – Engenharia S.A., a FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e o SASUP - Serviços de Ação Social da Universidade do Porto, sendo destinadas a apoiar despesas de educação de estudantes de engenharia da FEUP.
O programa “Bolsas CONDURIL – Engenheiro Amorim Martins” é dirigido a estudantes provenientes de concelhos fora da Área Metropolitana do Porto, tendo como finalidade proporcionar apoio financeiro para a frequência e conclusão de um ou dois ciclos de estudos na FEUP (licenciatura e mestrado). As bolsas destinam-se a estudantes de engenharia civil e, alternada e respetivamente, a um de engenharia eletrotécnica e de computadores e a um de engenharia informática e computação.
Conduril Academy
A CONDURIL Academy é um Centro de Formação profissional do ramo da Construção Civil e Obras Públicas, devidamente credenciado pelos organismos que tutelam a formação profissional nos países onde atua. Existe desde 2009, em Angola, e, desde 2016, em Moçambique. A sua atividade é financiada, na totalidade, pela Conduril - Engenharia, S.A.
Apesar de não receber qualquer subsídio governamental, por opção própria, a CONDURIL Academy trabalha em permanente colaboração com os Ministérios da Educação de Angola e Moçambique, servindo como facilitador do processo de alfabetização e aceleração escolar dos seus colaboradores. Existirá enquanto a atividade da CONDURIL a possa comportar e tem (sobre)vivido no seio de um trabalho em rede, colaborativo, interdependente e transversal entre todos os departamentos que compõe a CONDURIL.
A valorização do capital humano sempre foi assumida como uma prioridade da CONDURIL. Num contexto específico como Angola e Moçambique, com índices elevados de analfabetismo e baixos de licenciaturas, a base de trabalho da CONDURIL Academy é a promoção do acesso gratuito a um sistema interno de oportunidades de educação e formação profissional, gerando o desenvolvimento do potencial humano dos nossos trabalhadores e respetivas famílias.
A CONDURIL acredita que a educação/formação é o elemento estruturante da evolução social e económica de
um país, e em boa verdade, a CONDURIL Academy assume um papel decisivo na política de responsabilidade
social da CONDURIL e no contributo que esta presta às sociedades em que se insere.
Analfabetismo no universo CONDURIL em Angola
Bolsas de Estudo
Em 2019, deu-se início ao Programa de Bolsas de Estudo CONDURIL para o Ensino Superior, dirigido aos filhos dos colaboradores angolanos e moçambicanos, com mais de 5 anos de antiguidade, desempenho profissional reconhecido e com situação económica precária. Foram atribuídas 10 bolsas de estudo para o ano letivo de 2019 e nos próximos anos prevemos atribuir 12 bolsas de estudo por cada novo ano letivo.